quarta-feira, 23 de novembro de 2011

História do Houston Oilers - Introdução



Houston Oilers (1960-1969)

O Houston Oilers começou em 1960 como um membro fundador da AFL - American Football League. Eles eram de propriedade de Bud Adams, um magnata do petróleo de Houston, que tinha feito várias propostas anteriores sem sucesso por uma expansion team da NFL em Houston.
Adams era um membro influente dos 8 proprietários originais da AFL, desde que ele e Lamar Hunt, fundador da liga e do Dallas Texans / Kansas City Chiefs foram financeiramente mais estável do que os outros.
Os Oilers apareceu nas primeiras três finais da AFL. Eles marcaram uma vitória importante sobre a NFL quando assinaram com o vencedor do Heisman Trophy / All America, o running back Billy Cannon, do LSU.
Cannon juntou-se a outras estrelas dos Oilers: QB George Blanda, WR Charlie Hennigan, RB Charlie Tolar, e o Guard Bob Talamini.
Depois de vencer o 1º campeonato da AFL sobre o Los Angeles Chargers em 1960, eles repetiram a vitória contra a mesma equipe (então em San Diego) em 1961.
Eles perderam para o Dallas Texans na clássica final da AFL de 1962, até hoje o mais longo jogo da história do futebol profissional, com 2 prorrogações.
Em 1962, os Oilers foram a 1ª equipe da AFL a assinar com um jogador da NFL, a outra liga, quando o End Willard Dewveall deixou o Chicago Bears para se juntar ao time.
Dewveall naquele ano recebeu o mais longo passe para um touchdown na história do futebol americano profissional, 99 m, de Jacky Lee, contra o San Diego Chargers.
Os Oilers ganharam o título da Divisão Leste da AFL novamente em 1967, então se tornaram o 1º time de futebol profissional a jogar em um estádio coberto, quando se mudou para o Houston Astrodome para a temporada de 1968.
Anteriormente, os Oilers tinham jogado no Jeppesen Stadium da Universidade de Houston (agora chamado Robertson Stadium) entre 1960-1964, e do estádio da Universidade Rice (Rice Stadium), entre 1965-1967.
Bud Adams tinha a intenção da equipe jogar no Rice Stadium primeiro, mas o conselho de regentes de Rice rejeitou inicialmente a mudança.
Após o Astrodome abrir para o negócio, Adams tentou se mudar para lá, mas não conseguiu negociar um contrato aceitável com o Houston Sports Association (donos do Houston Astros - beiseball), a quem pertencia o Astrodome.
A temporada de 1969, a última como uma equipe da AFL, viu o Houston começar com 3-1, mas depois caíram. Eles se classificaram para os playoffs, mas foram aniquilados pelo Oakland Raiders por 56-7, para terminar o ano com um recorde de 6-6-1.

A partir daqui vamos comentar ano por ano as temporadas do Houston Oilers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário